segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A chupeta

A chupeta

Primeiramente a chupeta deve ser usada para auxiliar a acalmar o bebê numa fase inicial de cólicas, fome excessiva, choro constante e outros. É importante que a chupeta seja tirada a partir do momento que a criança dormiu ou se acalmou. Pois, ela pode ficar dependente da chupeta e querer ficar com ela em qualquer momento do dia. Isso acontecendo ficará cada vez mais difícil tirá-la.
Tirar a chupeta é uma difícil tarefa para as mães, pois na maioria das vezes o sentimento de remorso ou pena é sempre grande. É preciso pensar e fazer de forma que seja sem traumas para a criança e também para a mãe e toda a família, pois a retirada da chupeta pode ser traumatizante para todos. O ideal é que se deixe de chupar chupeta antes de se completar um ano de idade, caso não consiga, o máximo é até os três anos. Depois disso é considerado prejudicial, tanto para a dentição como para fala, e a respiração da criança. Se for obedecido este prazo para a retirada da chupeta as chances de auto-correção desses problemas que podem ocorrer, serão mais fáceis.
Uma boa dica para começar é tirar a chupeta da boca da criança assim que ela pegar no sono. Geralmente os pediatras e psicólogos recomendam que a retirada da chupeta seja de uma forma gradativa, ou seja, aos poucos. Pode-se também tentar fazer trocas com a criança, oferecendo algo de que ela goste bastante ou ir preparando a criança psicologicamente dizendo todos os dias a ela que esta se aproximando o dia de deixar a chupeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário