domingo, 1 de novembro de 2009

O desenvolvimento e a aprendizagem da criança

A importância da escola para o desenvolvimento da criança

É através da escola que a criança conseguirá fazer boa parte de sua interação com crianças que estejam no nível de desenvolvimento próximo ao dela, como também com crianças de outros níveis.
A escola é um canal para fazer amigos, trabalhar em grupo, dividir brinquedos, aprender valores e conhecimento.
O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultura, escola, sociedade, logo será na vida da criança um processo que se constrói de fora para dentro.
Para Vygotsky, o aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem, pensamento, memória, percepção, atenção, interesse, necessidade, impulso, afeto e emoção.
A formação de conceitos espontâneos ou cotidianos desenvolvidos no decorrer das interações na escola, diferenciam-se dos conceitos científicos adquiridos pelo ensino, parte de um sistema organizado de conhecimentos.
A aprendizagem e o desenvolvimento da criança estão inter-relacionados e depende da potencialidade para aprender de cada criança. Existem, pelo menos dois níveis de desenvolvimentos identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, conhecido também como proximal, ou seja, a capacidade de aprender com a intervenção de um adulto. Neste momento podemos contar com o apoio dos profissionais da escola para administrar e estimular a criança.

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