terça-feira, 10 de novembro de 2009

Como educar os filhos


Nos dias atuais, todos sabem o quanto é difícil educar os filhos, principalmente agora, que as crianças estão vivendo em um mundo onde tudo acontece de forma mais rápida e dinâmica. A tecnologia e a modernidade não estão apenas nos objetos, mas também nas atitudes da criança, na maneira como ela fala e se relaciona com seu meio. Ela age de forma muito mais madura. Não é nada fácil lidar com a educação dos filhos. Quem é pai ou mãe, sabe o quanto é complicado enfrentar alguns problemas. É preciso ter bastante jogo de cintura, pulso firme e paciência para não deixar a situação fugir do controle.
Os pais têm influência direta no crescimento da criança. Porém, algumas ações básicas no processo de criação são capazes de determinar o desenvolvimento de seu filho. Tais, como:

• O diálogo é a ferramenta mais importante no processo de educação. As conversas fazem parte da educação. Portanto, converse, insista! O aprendizado acontece após muitas tentativas para fazer a criança entender direitos e deveres. É você pai ou mãe que precisa vencer a criança. E não ao contrário onde a criança chorar, gritar ou pedir com jeitinho e acaba conseguindo sempre o que quer.
• O amor é fundamental. Amar é estar presente em todas os momentos importantes para criança, Amar também é saber a hora certa de dizer não, mesmo que fique com pena. Você precisa dar carinho e amor, mas não fazer todas vontades.
• Fale sempre a verdade, explique e tenha sempre uma justificativa para as crianças.
• Evite brigar e discutir a relação do casal na frente da criança. A harmonia do lar é vital para um desenvolvimento saudável. E não deixe as crianças participarem da conversa de adultos como ouvintes, pois cada ano que passa a inocência da maioria das crianças tem um tempo mais curto.
• Evitar o uso de personagens para amedrontar a criança é outro detalhe fundamental. O ideal é demonstrar a ela que são os pais os responsáveis pela sua educação, por isso ela precisa respeitá-los.
• A escolha de uma boa escola pode garantir maior eficiência nos resultados de uma boa educação. Os educadores que agem com amor e seriedade fazem a diferença no desenvolvimento da criança.
• Lembre-se: grande parte do comportamento da criança é reflexo do seu meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário